As incrições estão abertas para o Laboratório Griot, espaço de desenvolvimento criativo para roteiristas de todo o Brasil, do IV Festival de Cinema Negro Contemporâneo que acontecerá em outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de agosto.
O Laboratório Griot é um espaço de desenvolvimento para roteiristas, com foco em narrativas escritas e protagonizadas por pessoas negras. Serão selecionados nove (9) projetos de ficção em fase de desenvolvimento, de temática livre, seis (6) curtas-metragens e três (3) longas-metragens.
Para se inscrever acesse o link abaixo ou clicando aqui, respeitando as seguintes condições técnicas:
- As inscrições para o Laboratório Griot serão aceitas exclusivamente por meio por meio de formulário digital, através do link https://forms.gle/WAdRDDzbKpGpzhn59 e acontecerá até o dia 20 de agosto de 2023.
- As datas previstas para a realização do Laboratório são de 13 a 16 de outubro de 2023.
- Para confirmação da inscrição, além do envio do arquivo único em pdf, os proponentes devem preencher todos os campos obrigatórios no formulário.
- Proponentes dos projetos selecionados devem comprometer-se a estar presentes nas datas de realização do LABORATÓRIO GRIOT, e, em caso de desistência de participação, avisar imediatamente a produção do GRIOT – FESTIVAL DE CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO.
Os projetos selecionados serão contemplados com três consultorias com profissionais especializados, em Roteiro e Produção. Ao final do processo, haverá um pitching, que será apresentado a um júri externo composto por profissionais vinculados às áreas de distribuição e produção no audiovisual brasileiro, que delibera a decisão final dos projetos vencedores nas premiações disponíveis.
O Griot – IV Festival de Cinema Negro Contemporâneo acontecerá na modalidade híbrida com sessões presenciais em Curitiba e online. Os selecionados serão anunciados no site do Festival até o dia 04 de setembro de 2023.
O Griot – IV Festival De Cinema Negro Contemporâneo é uma realização da Cartografia Filmes e incentivo da EBANX. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
As inscrições devem respeitar o Regulamento disponível abaixo.
REGULAMENTO – LABORATÓRIO GRIOT
TERMOS GERAIS
-
O Laboratório Griot é um espaço para desenvolvimento de roteiristas negres. A partir de chamada pública para todo o território brasileiro, serão selecionados 09 projetos de ficção em fase de desenvolvimento, de temática livre (sendo 06 curtas e 03 longas) escritos e protagonizados por pessoas negras.
-
Os projetos selecionados serão contemplados com três Consultorias, sendo duas consultorias na área de Roteiro e uma na área de Produção. Ao final do processo, haverá um pitching, que será apresentado a um Júri externo composto por profissionais vinculados às áreas de distribuição e produção no audiovisual brasileiro, que delibera a decisão final dos projetos vencedores nas premiações disponíveis.
-
Poderão se inscrever no Laboratório Griot: PESSOAS FÍSICAS, autodeclaradas negras, INICIANTES em sua respectiva modalidade de inscrição, que sejam ROTEIRISTAS de projetos de FICÇÃO, live action ou animação, em FASE DE DESENVOLVIMENTO.
-
As inscrições para o Laboratório Griot serão aceitas exclusivamente por meio por meio deste formulário e acontecerá no período de 20 de julho de 2023 a 20 de agosto de 2023.
-
Para os projetos de curta e longa selecionados que sejam oriundos de fora da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, o Festival oferecerá uma ajuda de custo destinada à UMA PESSOA REPRESENTANTE do projeto, com a finalidade da cobertura dos custos de hospedagem, alimentação e viagem para a participação presencial no evento em Curitiba – PR. Tal representante deve obrigatoriamente atuar como roteirista no projeto selecionado. O repasse se dará dentro dos limites orçamentários do evento e será acordado após a seleção do projeto.
-
As datas previstas para a realização do Laboratório são de 12 a 15 de outubro de 2023.
-
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
-
Nos critérios deste Regulamento, considera-se iniciante na modalidade CURTA-METRAGEM: Proponentes que NÃO tenham dirigido e/ou roteirizado outros projetos de longas de ficção já produzidos ou com financiamento já captado, não tenham atuado na idealização de séries de ficção já produzidas (como showrunner, roteirista principal e afins) e que tenham no máximo 02 curtas (roteiro e/ou direção) distribuídos em festivais e mostras, salas comerciais, televisão, internet ou outras mídias;
-
Nos critérios deste Regulamento, considera-se iniciante na modalidade LONGA-METRAGEM: Proponentes que não tenham dirigido e/ou roteirizado projetos de longa metragem de ficção já produzido ou com financiamento já captado e não tenham atuado na idealização de séries de ficção já produzidas (como showrunner, roteirista principal e afins).
-
Serão avaliados os projetos que enviarem no formulário um ÚNICO ARQUIVO em PDF, com os seguintes itens:
– SINOPSE (até uma página);
– PRIMEIRO TRATAMENTO de Roteiro (de 08 à 20 páginas no formato Master Scene);
– DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS (de 01 a 03 personagens – máx. 10 linhas para cada);
– CARTA DE INTENÇÃO (até duas páginas);
– BIOFILMOGRAFIA (caso tenha outras obras audiovisuais produzidas nas funções de direção e/ou roteiro, listando unicamente Nome da Obra, Ano de Produção e Função Exercida);
– REFERÊNCIAS VISUAIS (máx. 3 páginas).
b) Longa Metragem:
– SINOPSE (até uma página);
– ARGUMENTO (entre 8 e 12 páginas);
– DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS (de 01 a 03 personagens – máx. 10 linhas para cada);
– CARTA DE INTENÇÃO (até duas páginas);
– BIOFILMOGRAFIA (caso tenha outros projetos produzidos nas funções de direção/roteiro, listando unicamente Nome da Obra, Ano de Produção e Função Exercida);
– REFERÊNCIAS VISUAIS (máx. 03 páginas).
*Caso surjam dúvidas sobre termos aqui indicados, tais como ARGUMENTO, PRIMEIRO TRATAMENTO e MASTER SCENE, sugerimos a leitura do seguinte texto no blog Tertúlia Narrativa:
https://www.tertulianarrativa.com/comoeroteirodecinema
-
Para confirmação da inscrição, além do envio do arquivo único em pdf, proponentes devem preencher todos os campos obrigatórios no formulário.
-
É VETADA a participação de menores de 18 (dezoito) anos de idade.
-
Poderão participar do Laboratório Griot no máximo 02 pessoas por projeto, obrigatoriamente com a presença de pelo menos uma responsável pela roteirização da obra.
-
Serão aceitas apenas inscrições de ROTEIRISTAS que sejam BRASILEIROS NATOS OU NATURALIZADOS ou ainda ESTRANGEIROS RESIDENTES NO BRASIL que possam se expressar com fluência no idioma português.
-
Serão aceitas apenas inscrições de PROJETOS ESCRITOS EM PORTUGUÊS. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de projetos em outros idiomas.
-
No caso de roteiros adaptados, deve-se apresentar AUTORIZAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais, quando não for obra de domínio público. A NÃO APRESENTAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO IMPLICARÁ NO INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO.
-
Não há limite de inscrição de projetos por proponente, mas cada participante poderá representar uma única obra selecionada no Laboratório Griot.
-
Como CONTRAPARTIDA pela participação no LABORATÓRIO GRIOT, participantes se comprometem, na finalização do curta ou longa selecionado, a inserir nos créditos finais uma cartela exclusiva, entre a parte relativa ao elenco e a parte relativa à equipe técnica, em todas as suas cópias, contendo os seguintes dizeres: “Projeto Contemplado pelo LABORATÓRIO GRIOT, durante o GRIOT – IV FESTIVAL DE CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO, uma realização da Cartografia Filmes”
-
Proponentes dos projetos selecionados devem comprometer-se a estar presentes nas datas de realização do LABORATÓRIO GRIOT, e, em caso de desistência de participação, avisar imediatamente a produção do GRIOT – FESTIVAL DE CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO.
-
O contato com projetos selecionados está previsto até o dia 04 de setembro de 2023. Os projetos não contatados até esta data devem considerar-se não selecionados para o Laboratório Griot.
-
PREMIAÇÃO
-
Os projetos em desenvolvimento selecionados concorrerão aos seguintes prêmios concedidos pelo Júri:
01 – Melhor Curta
02 – Melhor Longa
-
Nas duas premiações acima mencionadas, os projetos vencedores serão contemplados ainda com uma Mentoria online, com duração total de até 03h, com profissional integrante da Rede de Talentos do Projeto Paradiso, sendo uma ação viabilizada pelo programa Paradiso Multiplica.
-
O Projeto Paradiso, apoiador do Laboratório Griot, é uma organização voltada à formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. https://www.projetoparadiso.org.br/
-
Outras premiações poderão ser divulgadas oportunamente, a critério da organização do Festival.
-
O(a) responsável declara, no ato de inscrição, ser inteiramente responsável pela autoria relativa à obra inscrita, assumindo exclusiva responsabilidade legal por qualquer reclamação, ação judicial ou litígio decorrente dos direitos autorais da obra, isentando a Cartografia Filmes e demais organizadores do Festival de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros.
-
Ao enviar um filme ou projeto em desenvolvimento para seleção neste festival, os realizadores declaram estar de acordo e aceitar todo o conteúdo deste regulamento.
-
Não cabe qualquer tipo de recurso das decisões tomadas pela organização do Festival Griot.
-
O presente regulamento entra em vigor a partir desta data e poderá passar por revisões e modificações, a critério da organização do Festival.
-
Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.
-
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail: cartografia.filme@gmail.com

Hey,
o que você achou desse conteúdo? Conte nos comentários.